Associação realiza a entrega de brinquedos nesta terça-feira






A Associação Ecológica São Francisco de Assis entregará nesta terça-feira, 24,  véspera de Natal, os brinquedos arrecadados no  “Circuito CrossCountry Goianazes e Peixotinho MG”


 Por Valéria Faleiros Fernandes


A Associação Ecológica São Francisco de Assis realizará nesta terça-feira,  24 de dezembro, véspera de Natal,  a entrega dos brinquedos arrecadados no evento “Circuito CrossCountry Goianazes Peixotinho MG” para as crianças de Goianazes, distrito de Capetinga/MG. A distribuição acontecerá às 19h30,  na sede da associação,  com o apoio dos colaboradores que atuam nesta  instituição. Foram arrecadados este ano  250 brinquedos.

O circuito aconteceu no dia  24 de novembro. A atividade foi considerada um verdadeiro sucesso pelos realizadores e contou com  a participação de 250 competidores,  registrando um número recorde de inscritos. Os atletas encararam o desafio de correr na  serra percursos de 10 e 16 quilômetros,  havendo também a opção de caminhada de 6 quilômetros. A largada aconteceu às 8h, com a prova registrando aproximadamente 1h30 de duração.  (Veja o vídeo da largada e mais fotos da corrida na nossa página do Instagram)

De acordo com o professor de educação física Luís Alessandro, o Bim, que cuida do desenvolvimento e organização do desafio de Goianazes Peixotinho, o intuito da corrida – além de  incentivar a prática de atividade física e promover saúde e bem-estar – é também arrecadar brinquedos para serem distribuídos no Natal para as crianças daquela comunidade. A participação dos atletas  no evento beneficente é garantida mediante a doação de um brinquedo.

A cada ano,  o circuito tem recebido um número maior de participantes. Nesta última edição, foi registrada a presença de atletas de Capetinga/Goianazes e  de várias outras cidades da região como Pratápolis, Cássia, Passos, Ribeirão Corrente, São Sebastião do Paraíso, além participantes de cidades estado de São Paulo como Franca, Ribeirão Preto, Rifaina e outras. 

“Os atletas gostam muito de participar, falam para a gente que têm muitas corridas que são pagas e que não têm a mesma organização que a nossa. Temos um respeito muito grande pelos participantes”, contou Binho completando que o circuito não premia por categorias porque precisaria de um investimento muito alto para contratação  máquinas e  tecnologias para apuração e acompanhamento dos atletas na prova.

Conforme o organizador, a maioria dos participantes pratica corrida de rua ou Crosscountry (Corrida de Montanha).  A idade dos competidores varia de 18 a  60 anos. Este ano, a corrida surpreendeu com atletas “revelação” que se destacaram e completaram a prova de 10 e 16 quilômetros  e apresentavam mais de 58 anos. Isso mostrou que a corrida é uma atividade física que atinge todos os públicos, sem limites de idade.

 Como surgiu a ideia?

         A ideia de realização deste evento  surgiu a partir do treinos que Bim e amigos da Associação Ecológica São Francisco de Assis realizavam na comunidade de Peixotinho. “A partir desses treinos na serra, nós começamos a pensar num evento que tivesse como objetivo  a prática de atividade física, mas que também visasse a arrecadação de  brinquedos para as crianças”, conta.

Bim reforça que todo ano tenta criar um percurso onde os competidores explorem boa parte da serra. “O objetivo é encontrar trajetos  que sejam desafiadores aos competidores”.



O evento contou com o apoio de diversas empresas e instituições. Para acompanhar os corredores, foi preparado um carro de apoio cedido pela Prefeitura de Capetinga. Além deste, contou também com  equipe de saúde e ambulância preparada para uma eventualidade,  porém os atletas concluíram a prova sem nenhum imprevisto de saúde ou lesão.

O “Circuito de Corrida CrossCountry”  premiou os cinco primeiros colocados com troféu e medalha, no masculino e feminino dos 10 e 16 quilômetros. Já o restante dos participantes receberam medalha.


<script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-5261936168144603"
     crossorigin="anonymous"></script>

 Papai Noel

        Já a entrega dos presentes representa o desfecho de todo o evento. A terça-feira véspera do Natal promete ser cheia de encantamento  e magia. A associação já preparou tudo para receber as crianças e, como não poderia faltar, o querido  Papai Noel fará a entrega dos brinquedos.

    “Faremos a entrega do vale-presente às 17h, na sede da associação. Já às 19h30 daremos  oficialmente início a entrega dos brinquedos, organizando tudo da melhor forma para não haver  nenhum contratempo”,  completou o organizador.

 

 

Sede da Associação Ecológica São Francisco de Assis está pronta e decorada para 
receber as crianças e promover a entrega dos presentes neste Natal



Atleta de Passos se destaca na competição

Vanessa Cristina Silva Freire, moradora de Passos, 
conquistou a terceira colocação no feminino no percurso de 16 quilômetros

Vanessa Cristina Silva Freire, 36 anos, é uma das participantes do Circuito CrossCountry Goianazes Peixotinho. A atleta é natural de São Pedro da União/MG, mas há nove anos mora na cidade de Passos.  Em entrevista para o Blog Linha Das Gerais, ela declarou que o circuito foi  a prova mais dura que  já enfrentou.  “A prova tem uma elevação altíssima com terrenos que variam de terra, pedra, pedregulho, areia, grama, mato, tudo isso com paisagens exuberantes formadas por mata fechada, cafezais e finalizando na rodovia”.

Vanessa apresentou um bom desempenho na corrida e conseguiu seu lugar no pódio.  “Me surpreendi muito com o meu desempenho na prova porque na semana anterior eu tinha realizado a Maratona de Curitiba/PR e,  mesmo com esse desgaste físico  cheguei entre as cinco primeiras, fui a terceira mulher a chegar no percurso dos 16 km”, comentou. No pódio, Vanessa comemorou ao lado da filha de cinco anos. (Ver foto)

Para a competidora, este tipo de corrida é muito específica,  pois ela tem um grau de dificuldade elevado, diferentes tipos de solos e grandes elevações. As subidas são bem fortes e as descidas bem íngremes. “O atleta amador precisa estar bem preparado fisicamente e mentalmente para conseguir um bom desempenho e não se lesionar. É uma corrida que exige muito do competidor”.

      A atleta remete o seu bom desempenho físico ao trabalho de sua equipe de treinamento:  a personal Tairine Souza; a nutricionista Thaiz Fautino; a equipe de fisioterapeutas do pilates do Clube Passense de Natação;  liberação miosfacial, equipe de José Rafael e Isadora Souza;   e a equipe de fisioterapeutas da Unimed Sudoeste de Minas,  Bethânia Mayla e Agueda Couto.

“Sou apaixonada pela corrida de rua  e considero esse um dos esportes mais fáceis de se praticar, só que o mais difícil de se manter porque muitas vezes é exaustivo e ocasiona muitas lesões. Porém, com dedicação e disciplina,  vencemos  todos os obstáculos”, pontuou a jovem completando que um dos seus objetivos é inspirar  outras mulheres a se cuidar e a praticar corrida de rua. Para 2025, a atleta espera manter seus treinamentos e participar da mesma média de competições, ou seja,  duas por mês.

 

Quem é ela?

Vanessa  Silva Freire é mãe da Maria Fernanda Silva Freire (5 anos). Foi depois da maternidade que ela sentiu necessidade de praticar atividade física. Em meio a Pandemia de Covid-19,  começou treinando em casa com orientação da personal trainer Tairine Souza.

“No começo era tudo online, a Tairine me sugeriu  fazer exercício de alta intensidade e na época não me interessava por nada. Foi aí que ela indicou  a corrida de rua. Comecei fazendo trotes intercalados,  corridinhas de um minuto e logo consegui  correr cinco quilômetros sem parar”, contou.

Hoje em dia, a atleta treina seis dias por semana, dois  treinos educativos de corrida, dois treinos de fortalecimento e duas aulas de pilates. Os treinos são bem específicos para o fortalecimento da  musculatura por causa da grande quantidade de competições que ela participa durante o ano. Já  os treinos de corrida variam de acordo com a demanda de competições. Com o passar dos anos,  as corridas de longa distância são as preferidas da atleta.


PARTICIPAÇÃO EM COMPETIÇÕES 

No ano de 2024, Vanessa participou de 24 competições,  subindo 18 vezes ao pódio. No próximo 31 de dezembro, ela  estará participando da 99ª Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo.  

Acompanhe as competições que a atleta disputou:

1)         Maratona Oficial de Ribeirão Preto – Ribeirão Preto/SP – 21 km  em 21 de janeiro de 2024 – Resultado: 58ª Geral feminino - 14ª Categoria 35 à 39 anos;

2)         41ª Corrida Volta ao Cristo Unimed Poços de Caldas/MG– 17 km – em 29 de janeiro de 2024 – Resultado: 68ª Geral feminino - 10ª Categoria 35 à 39 anos;

3)         1ª Corrida e Caminhada UNIFEG – Guaxupé/MG– 10 km – em 18 de fevereiro de 2024 – Resultado: 8ª Geral feminino - 4 ª Categoria 35 à 39 anos;

4)         11ª Corrida Esportiva Alta Mogiana – Cássia dos Coqueiros/SP – 8 km – em 25 de fevereiro de 2024 – Resultado: 10ª Geral feminino - 1ª Categoria 35 à 39 anos;

5)         Desafio do Panelão – Bandeira do Sul/MG – 15,5 km – em 10 de março de 2024 – Resultado: 3ª Geral feminino;

6)         1ª Corrida Experience Fitness – Carmo do Rio Claro/MG – 5 km – em 17 de março de 2024 – Resultado: 3ª Geral feminino;

7)         12ª Corrida São Joaquim Run– Franca/SP – 15 km – em 14 de abril de 2024 – Resultado: 15ª Geral feminino - 3 ª Categoria 35 à 39 anos;

8)         3º Cross Country Três Fontes  à Pratápolis – Pratápolis/MG – 13 km – em 21 de abril de 2024 – Resultado: 4ª Geral feminino;

9)         Corrida do Trabalhador – São Sebastião do Paraiso/MG – 5 km – em 01 de maio de 2024 – Resultado: 11ª Geral feminino - 1ª Categoria 35 à 39 anos;

10)       Cássia Run – Cássia/MG – 5 km – em 05 de maio de 2024 – Resultado: 3ª Geral feminino;

11)       Mini Maratona de Passos – Passos/MG – 7 km – em 12 de maio de 2024 – Resultado: 3ª Geral feminino;

12)       Track & Field- 20 anos Run Series – São José do Rio Preto/SP – 10 km – em 26 de maio de 2024 – Resultado: 14ª Geral feminino;

13)       1ª Meia Martona UNIFAE –  São João da Boa Vista/SP – 21 km – em 23 de junho de 2024 – Resultado: 15ª Geral feminino - 5ª Categoria 35 à 39 anos;

14)       35ª Corrida São João UFLA –  São Sebastião do Paraiso/MG – 10 km – em 30 de junho de 2024 – Resultado: 6ª Geral feminino - 1ª Categoria 35 à 39 anos;

15)       UNIMED Sun Mude 1 habito –  Guaxupé/MG – 7 km – em 06 de julho de 2024 – Resultado: 3ª Geral feminino;

16)       CPN Run 4ª Edição –  Passos/MG – 5 km – em 07 de julho de 2024 – Resultado: 8ª Geral feminino - 2ª Categoria 35 à 39 anos;

17)       1ª Corrida em Prol da APAE de Monte Santo de Minas –  Monte Santo de Minas/MG – 10 km – em 28 de julho de 2024 – Resultado: 5ª Geral feminino;

18)       Corrida Abraçando Nova Resende –  Nova Resende/MG – 5 km – em 01 de setembro de 2024 – Resultado: 4ª Geral feminino;

19)       3º Circuito Pintado Canastra Rancing –  Passos/MG – 5 km – em 15 de setembro de 2024 – Resultado: 26ª Geral feminino - 7ª Categoria 35 à 39 anos;

20)       1º Assescofran em Movimento 2024 –  Franca/SP – 8 km – em 29  de setembro de 2024 – Resultado: 18ª Geral feminino - 2ª Categoria 35 à 39 anos;

21)       2º Corrida ACIGUA –  Guaranésia/MG – 5 km – em 13  de outubro de 2024 – Resultado: 8ª Geral feminino - 3ª Categoria 35 à 39 anos;

22)       Maratona de Curitiba –  Curitiba/SP – 42 km – em 17 de novembro de 2024 – Resultado: 242ª Geral feminino - 56ª Categoria 35 à 39 anos;

23)       Circuito Cross Country Goianazes Peixotinho –  Capetinga/MG – 16 km – em 24  de novembro de 2024 – Resultado: 3ª Geral feminino.

24)  Volta Internacional da Pampulha em Belo Horizonte – 18 km – em 08 de dezembro de 2024.






 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passos se torna celeiro de influenciadores digitais

Capetingueses se preparam para observar o 1º eclipse lunar do ano

Recém-nascida é abandonada em praça de Capetinga