Passos se torna celeiro de influenciadores digitais

  MODA

                                                                                                        Foto: Divulgação


A influenciadora digital,  Natasha Barbosa, está há quatro anos no ramo e já trabalhou para marcas famosas como Chilli Beans, Hering e Morana

Por Valéria Faleiros

 

A cidade de Passos tem se tornado um grande celeiro de influenciadores digitais de moda.  Basta uma pesquisa rápida no Instagram para encontrar diversos profissionais trabalhando nesta área,  produzindo conteúdo,  influenciando compras,  comportamentos,  divulgado empresas e produtos. Passos se destaca na região sudoeste de Minas Gerais não só pela população (são  mais de 115 mil habitantes), mas também por ser dona de uma passarela de moda à céu aberto – a Avenida Comendador Francisco Avelino Maia (Avenida da Moda) -  que reúne dezenas de lojas do setor de confecção.

A  profissão “Digital Influencer”  é  hoje uma das mais procuradas no Brasil e no mundo. Depois da pandemia de covid-19,  que fez com que as pessoas passassem mais tempo dentro de casa, o volume de compras pela internet cresceu surpreendentemente criando um campo fértil para esses profissionais. Mas  além do glamor e visibilidade nas redes sociais, o que mais de tão especial essa profissão apresenta que está atraindo milhares de pessoas para interagir com seus seguidores no universo virtual?

A reportagem do Linhas das Gerais procurou responder esta pergunta acompanhando um dia de trabalho de duas influenciadoras e conhecendo um pouco da história de cada uma delas, rotina,  desafios e, é claro, as vantagens em se tornar uma influencer digital.  Natasha Barbosa, 42 anos, é passense,  casada,  e soma quatro anos de profissão. Já Giovana Medeiros, 19 anos, é natural de São João Batista do Glória, solteira, está no mercado também há quatro anos e apresenta uma carreira em ascensão.

A entrevista ocorreu no dia 7 de julho,  em  “provador” marcado na loja Exclusiva,  da empresária Adna Virgínia Santos Castilho,  localizada no bairro Penha II, em Passos.  Agendado para iniciar às 10h, as influencers chegaram ao compromisso de trabalho já com a maquiagem e cabelos prontos e seguiram para o provador para vestir  os quatro looks  que foram separados para cada uma delas. Depois de vestidas e  com o celular na mão, as influencers deram início ao trabalho de divulgação das peças,  gravando vídeos, tirando fotos,  e interagindo com os seus seguidores, dividindo com eles todas as suas observações quanto aos detalhes das roupas, falando sobre os tecidos, as cores e combinações com os calçados.


                                                                                                        Foto: Aisla Ribeiro

Giovana Medeiros, de São João Batista do Glória,  segue carreira como influencer digital e mostra que tem muito talento 


<script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-5261936168144603"
     crossorigin="anonymous"></script>


           Seguidores


Um dos desafios para os iniciantes na profissão é  a conquista de seguidores, pois são eles que vão determinar o potencial de mídia que cada influencer tem. Natasha tem 19,6 mil seguidores no seu Instagram, e Giovana 13,3 mil. Elas revelam que a busca por seguidores é estratégica e permanente. Eles são de extrema importância para a visibilidade do trabalho deste profissional.

Natasha  é modelo plus size e antes de se tornar conhecida como influenciadora digital, trabalhava como tabeliã substituta em um cartório de Passos. Na época,  enfrentava problemas com  o excesso de peso e chegou a pesar 170 quilos. Depois de consultar com a  endocrinologista Tassiane Alvarenga, iniciou tratamento e o processo de emagrecimento foi tão positivo que a passense resolveu dividir  suas conquistas com familiares e amigos através de fotos publicadas no Instagram.  A partir dali nasceu a influenciadora digital. 

“Comecei na carreira aos 38 anos e me sinto muito grata com tudo o que aconteceu. Sempre amei moda, no meu trabalho usei muita  coisa como  inspiração, porém sempre procurei manter meu estilo, ser autêntica,  e não criar um personagem. Desta forma, consegui conquistar um público muito seletivo, tenho seguidores de vários lugares do Brasil e também fora,  em países como Austrália, Portugal. Graças a Deus tive oportunidade de trabalhar com empresas diversas, algumas delas muito conhecidas como a Chilli Beans, Hering e Morana”, contou Natasha que atualmente tem parceria com 43 empresas  de segmentos variados. 

Já Giovana Flávia Souza Guimarães Medeiros, a Giovana Medeiros, é estudante do 5º período do curso superior de Biomedicina na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) campus Passos.  Giovana conta que desde criança gostava de tirar fotos, fazer poses,  e apreciar tudo o que diz respeito ao mundo da moda. Incentivada pelas amigas da escola, assim que terminou o Ensino Médio resolveu investir na carreira de influenciadora digital. Na época, ela tinha 15 anos.

“Em cada lugar que eu ia, em uma loja, uma sorveteria, eu fazia fotos, vídeos, e marcava as empresas no Instagram. Assim fui adquirindo experiência e tomando gosto pelo trabalho. Meu primeiro trabalho profissional foi para a Via Brasil, loja em Passos. Hoje o cenário é outro, tenho parcerias firmadas com cerca de 20 empresas que me contratam para influenciar as vendas de seus produtos e marcas, a maioria de Passos”, contou Giovana que  se esforça para dar conta de todos os compromissos de trabalho, que por sinal não são poucos, e também do estudo, e ainda ter tempo para a família e namorado. Giovana é filha única e diz que o apoio dos pais foi fundamental para que ela crescesse na profissão. 

Quanto aos desafios? Sim, eles existem. A vida de uma influenciadora digital não é só glamour.  Segundo Natasha e Giovana,  há também muitos obstáculos para serem vencidos como, por exemplo, a rotina de trabalho intensa,  necessidade de aprender a lidar com as mídias digitais e aplicativos de imagens e vídeos, estudo e acompanhamento  do mercado da moda, do marketing digital, além de sempre estar buscando manter uma boa aparência e boa comunicação. 

Hoje o Instagram é a rede social que comanda o mercado dos influenciadores digitais. O aplicativo  apresenta diversas ferramentas que auxiliam os profissionais no trabalho. O Reels, por exemplo, é  o recurso de vídeo que entrega mais conteúdo e visualizações atualmente. Ter um aparelho  celular com uma câmera com boa qualidade de imagem  é importante para quem quer investir nesta carreira.

No trabalho, Giovana tem o apoio da prima Aisla Ribeiro, que dá  suporte em tudo o que ela precisa. “Ela está comigo em todos os momentos, me auxilia com a maquiagem, arruma o meu cabelo, faz fotos, ajuda na postagens, uma profissional polivalente”, destacou.

Porém, nem todos os influenciadores tem essa sorte de encontrar uma pessoa que os acompanhe em todos os trabalhos.  Natasha, por exemplo, diz que com o passar dos anos, a experiência a ajudou a fazer praticamente tudo sozinha. “Eu mesma me maquio, arrumo o meu cabelo, faço as fotos, vídeos, interajo  com os seguidores”, contou.  A influencer administra a própria carreira,  inclusive já faz planos de no futuro diminuir o volume e ritmo de trabalho para se dedicar a um novo projeto, o de se tornar empresária do setor de moda,  dona da sua própria marca.

 

 Sem padrões

 

Segundo as influencers,  uma boa profissional nesta área não precisa ser bonita, nem ter o corpo perfeito. Cada influenciador tem as suas características e deve procurar sobressair no nicho que escolheu. Para Natasha, focar em uma área ou segmento ajuda muito.  “Estamos vivendo um tempo de desconstrução da imagem e do paradigma de perfeição. O influenciador digital precisa  entender do que se propôs a fazer. Essa coisa da mulher perfeita não existe mais”.

 

Salários

 

 Sobre a parte financeira, elas comentaram que é muito difícil apontar valores  porque os preços cobrados pelos profissionais variam muito.  Contudo, tendo como base a cidade de Passos, Natasha diz que uma influencer digital de destaque pode ganhar até R$ 20 mil por mês,  conseguindo se manter muito bem.

 

Empresários

 

E para os empresários contratantes dos influenciadores digitais, investir no trabalho destes profissionais seria um bom negócio? Adna Virgínia Santos Castilho garante que sim, que a visibilidade que os influenciadores proporcionam para as empresas   resulta em ótimas vendas.  Há três anos que a empresária opta por esse tipo de marketing e tem os seus influenciadores fixos trabalhando semanalmente na divulgação de sua loja e roupas.


                                                                                                 Foto: Valéria Faleiros

A empresária Adna Virgínia Santos Castilho tem suas influenciadoras fixas
 e garante que investimento neste tipo de profissional traz  bons resultados em vendas
                                                           

“Hoje o que o empresário analisa é justamente o retorno que os influenciadores vão trazer para as vendas. Percebo que os resultados são muito positivos. A partir do momento que a influencer grava e publica os seus conteúdos, o retorno chega aqui para nós. Identificamos através das vendas, o próprio cliente chega na loja pedindo a roupa que a influenciadora estava vestindo”, contou.

 


Passense de apenas 13 anos inicia na carreira



Laura já realizou trabalho para três empresas

    Laura Soares Reis, de apenas 13 anos, está dando os primeiros passos na carreira de influenciadora digital.  A estreia da adolescente foi num ensaio fotográfico realizado para uma loja virtual  que comercializa golas e cachecóis em tricô artesanal. O resultado deste primeiro trabalho foi tão positivo que não demorou mais do que uma semana para ela  conseguir uma segunda oportunidade de usar a sua imagem para influenciar as vendas de uma loja de calçados femininos.

“Sempre gostei muito de maquiagem e de assistir os conteúdos produzidos por várias blogueiras no Instagram. Tinha vontade de ser como elas, porém nunca tive coragem, até que um dia surgiu o convite para fotografar  para uma loja que vende golas em tricô. A partir dali,  foram abrindo novas oportunidades de trabalho”, contou Laura.

Claro que no início de toda carreira, alcançar o destaque almejado não é fácil, porém como tudo o que acontece no mundo digital, a fama e o reconhecimento nas redes sociais também podem ser conquistados muito rapidamente se o trabalho for bem desenvolvido. Laura já percebeu isso e  tem corrido atrás de se preparar para os novos desafios.

A jovem comemora que em poucas semanas alcançou 957 seguidores e a família torce e a apoia neste sonho. “Sei que a profissão exige muito mais  do que beleza,  e que preciso  estar bem preparada para produzir conteúdos  diferenciados,  que provoquem o engajamento dos seguidores, e traga bons resultados em vendas para os contratantes”, completou. 

 

 

“Minha dica para quem está começando e que deseja ter sucesso nesta carreira é: seja você, não crie personagens, fale sobre o seu dia, sobre a sua vida. Hoje temos a faculdade de Influencer, isso é muito legal porque dá a base teórica para a profissão. No mais, procure  fazer uma comunicação natural e domine o nicho que escolheu. Não dá para falar de moda se você não entende nada sobre moda”. Natasha Barbosa

Instagram: natasha_barbosa1

 

 



Procuro me manter atualizada e antenada com tudo o que acontece no mundo da moda e também em relação ao mercado de influenciadores digitais e tecnologias. Acompanho as grandes influenciadoras no Brasil e no mundo, e tento me inspirar no trabalho delas. Sei que tudo neste universo se transforma muito rápido,  então é preciso manter o foco para não perder nada”. Giovana Medeiros

 Instagram:_giomedeiros



Veja ainda no Instagram @Linhas das Gerais quem são 

as influencers mais conhecidas em Passos

 

 

 

 

 

 


Comentários

  1. Parabéns Valéria, excelente matéria.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Valéria, muito importante essa matéria linhas das Gerais. Divulgar a moda é caminho interessante para comprar e vender.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem Valéria,a Moda embeleza o produto e o produto embeleza as Modelos......😁

    ResponderExcluir
  4. Muito linda as roupas
    Parabéns 👏

    ResponderExcluir
  5. bom é estar por dentro do mundo da moda !! belas modelos
    Parabéns ótima matéria.

    ResponderExcluir
  6. Matéria excelente 😃👍

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Valéria pela matéria, influenciadores além de uma profissão que remunera mt bem, tbem é uma excelente ferramenta de marketing para as empresas. #vendemais

    ResponderExcluir
  8. Linda matéria ...moda tudo de bom e bonito👏👏

    ResponderExcluir
  9. Adoro moda..parabéns pela matéria..!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Capetingueses se preparam para observar o 1º eclipse lunar do ano

Recém-nascida é abandonada em praça de Capetinga