Capetingueses se preparam para observar o 1º eclipse lunar do ano

                                                                                                         Crédito: Rogério Morais

Imagem da lua captada por Rogério Morais por meio de telescópio conectado ao smartfone



Valéria Faleiros Fernandes

 

CAPETINGA –  Muitas  pessoas se preparam para acompanhar o eclipse lunar total que ocorrerá na madrugada deste domingo para  segunda-feira,  com previsão de duração total de três horas e meia, começando por volta das 23h27 e prosseguindo até às 2h55.  De acordo com a Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro,  o  fenômeno  será transmitido ao vivo pelo Youtube,  podendo ser acompanhado a olho nu de várias localidades do Brasil. A  lua pode aparentar estar 7% maior e ter uma coloração vermelha.  

A reportagem do Blog Linha das Gerais apurou que na cidade de Capetinga-MG pelo menos três moradores estão se  organizando para observar o fenômeno com uso de equipamentos específicos. Dois deles farão a observação com telescópios, e um terceiro deve utilizar uma câmera fotográfica com lente especial.

Rogério Morais, empresário na cidade, é um apreciador do  espaço sideral desde menino. Sempre teve curiosidade em conhecer de perto um telescópio e  assim que teve condições financeiras, comprou um equipamento modelo refrator que apresenta três tipos de lentes (40/ 12,5 e 4 milímetros).

“É um equipamento amador que adquiri há cerca de 15 anos,  mas que já me proporcionou diversos momentos de observação interessantes.  Sempre fui curioso em saber mais sobre  as constelações, cinturões, via láctea. Baixei um programa no computador chamado 'Stellarium' e me guiava por ele. Dos planetas,  já consegui observar Marte, Vênus, Júpiter e Saturno. A observação que mais me marcou foi   a das luas de Júpiter, as quatro maiores luas alinhadas com o planeta, uma imagem muito bacana”, contou.


                                                                                   Crédito: Rogério Morais

Telescópio com três tipos de lentes garante boa qualidade das imagens

As primeiras observações ocorreram do quintal de casa. Porém Rogério  garante que as melhores imagens ele conseguiu captar à noite, em áreas rurais. “Longe das luzes da cidade, o espaço é observado de forma muito nítida. As estrelas brilham e iluminam”, comentou o empresário que neste domingo se coloca mais uma vez de prontidão para observar o primeiro eclipse lunar total do ano de 2022. Ele explica que mais  do que um hobby, observar o universo é  adquirir conhecimento.

 “Pra mim observar é ampliar os conhecimentos. Tive que estudar um pouco de astronomia para aprender a lidar com o equipamento. A gente aprende muito vendo os planetas com possibilidade de vida e ao mesmo tempo tão distantes da terra. Hoje é impossível alcançá-los  com as tecnologias que nós temos, mas talvez um dia, futuras gerações tenham condições de fazer viagens longas pelo espaço e conhecer um pouquinho mais do universo. Para a gente que não consegue fazer isso,  conhecer pelo menos a nossa galáxia já traz uma sensação muito boa”, completou.

Jonas do Carmo Bêdo, 29 anos, atua como técnico em informática e fotógrafo. Ele é outro morador do município de Capetinga apaixonado pelas belas imagens captadas na galáxia.  Em entrevista para o Blog Linhas das Gerais, Jonas disse que estava muito ansioso, contando os segundos para a hora do eclipse lunar. O fotógrafo utilizará  sua câmera Canon com lente teleobjetiva de 300mm para a observação do fenômeno e, se tudo der certo, irá promover uma live durante o acontecimento.

Por enquanto, Jonas argumenta que as imagens capturadas neste tipo de observação é mais um hobby, porém ele não descarta a possiblidade de muito em breve investir profissionalmente na astrofotografia. “A astrofotografia consegue revelar objetos no céu noturno que são invisíveis a olho nu, como galáxias e nebulosas lindas, é uma maneira de admirar nosso gigantesco universo. Neste ramo, o recurso tecnológico fala mais alto, uma boa câmera e lentes fazem toda diferença, quanto melhor a câmera com o conjunto,  melhor você consegue capturar com nitidez a sua foto”, declarou.

O profissional contou ainda que adquiriu recentemente novos  equipamentos, mas ainda não teve a oportunidade de fotografar um eclipse. “Estreei com o alinhamento planetário,  que também foi um belo evento. Pretendo ainda adquirir telescópio de qualidade para conseguir  fazer upgrades dos equipamentos e fotografar as famosas nebulosas  galáxias”, finalizou.

 

                                                                  Crédito: Jonas Bêdo

O fotógrafo Jonas Bêdo conseguiu registrar o alinhamento
dos planetas Vênus e Júpiter, no dia 1º de maio


Duas vezes por ano

 

Especialistas da área afirmam que o eclipse lunar como o deste domingo acontece duas vezes por ano. O fenômeno ocorre quando a lua entra na área de sombra da Terra, sendo visível a olho nu. O eclipse lunar se dá em períodos que o sol, a Terra e a lua estão alinhados, necessariamente nessa ordem. O eclipse lunar total é quando toda a sombra da Terra é projetada na lua.

O fenômeno também poderá ser visto da África e parcialmente dos Estados Unidos, mas grande parte da Austrália, da Ásia e do Continente Europeu não conseguirão observá-lo. O último eclipse total ocorreu em maio do ano passado e o próximo será ainda esse ano, no dia 8 de novembro.

 

             Conecte-se com nossos entrevistados nas redes sociais 👍

 

@rogeriojmorais

@jonasbedo

Facebook.com/jonas.bedo

                                                                        

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passos se torna celeiro de influenciadores digitais

Recém-nascida é abandonada em praça de Capetinga