Prefeituras alertam população sobre chegada de frente fria

   CIDADES

                                                                                                                                       Foto: Valéria Faleiros

Em Capetinga,  a tarde de quarta-feira já  se mostrou mais fria e nublada com poucas pessoas nas ruas


Por Valéria Faleiros


Várias prefeituras na região emitiram  comunicados nesta quarta-feira, 26,  alertando a população sobre a chegada de  uma frente fria que deve atingir praticamente todo o país nestes próximos dias da semana.  O fenômeno preocupa pelos  prejuízos que pode  causar  na agricultura e também pelos riscos que apresenta à população mais carente, idosos e moradores em situação de rua.

De acordo com as previsões meteorológicas apresentadas pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para o Sul de Minas Gerais,  os próximos dias serão de temperaturas baixas, com mínimas podendo atingir entre -2°C e -5°C. Para o dia 31 de julho, a previsão indica geada de grau leve a moderado.

Em Passos, a prefeitura municipal  publicou alerta nas  redes sociais informando  que  a SEDEST (Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho) iniciará o Plano de Contingência para situações de baixas temperaturas com o objetivo de  minimizar os impactos sobre a população em situação de rua. Entre ações que serão desenvolvidas estão: abordagens sociais mais intensas, encaminhamento dos moradores de rua para abrigo,  e extensão do projeto “Varal Solidário” para vários pontos da cidade com o objetivo de que a população mais carente tenha acesso as roupas de frio para se agasalhar nestes próximos dias.

Já na cidade de Cássia, a prefeitura informou que ainda não conta com um serviço de acolhimento, no entanto a Secretaria de Assistência Social está redobrando os cuidados com as pessoas em situação de rua após o alerta de queda nas temperaturas. Cássia tem somente oito pessoas que se enquadram neste grupo. “Hoje  os moradores de rua são todos daqui e têm família aqui. Disponibilizamos uma equipe  para visitar cada uma das famílias e informá-las sobre esta frente fria que está por vir. Falamos que neste momento seria interessante que elas abrigassem seus parentes”, explicou a secretária Olga Bastos.

Para minimizar os impactos do frio,  a secretaria vem distribuindo cobertores, agasalhos,  marmitex e kit higiene  para os moradores de rua,  além de firmar parceria com um grupo religioso  para distribuição de sopa no período da noite.

Em Capetinga,  existe um projeto que vem sendo trabalhado, o  “Aquecendo Corações”,   que consiste na distribuição de caldos, sopas e chocolate quente com bolacha todos os dias pela manhã. São atendidos por este projeto, os moradores de rua e idosos que moram sozinhos. Este trabalho deverá ajudar a minimizar os efeitos do frio nos próximos dias junto a população carente.

                                                                                                                                  Divulgação  

Projeto"Varal Solidário" atenderá as pessoas que necessitam de agasalho nestes dias mais frios

                                                                                                                                                                                       De acordo com a secretária Ivana  Marchette, após a chegada do inverno o município  distribuiu cobertores para a população do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) e implantou o “Varal Solidário” para doação de roupas e calçados. O varal fica montado em frente ao CRAS  (Centro de Referencia em Assistência Social).  Capetinga tem poucas pessoas em situação de rua,  são apenas duas. Porém, existem outras  que são consideradas etilistas, ou seja, que ficam nas praças,  e  idosos que moram sozinhos, que também são atendidos pelos programas e serviços da assistência social do município.

 

Defesa Civil

 

O alerta sobre a mudança no tempo partiu também da  Defesa Civil em Capetinga,  que publicou comunicado no site da prefeitura orientando a população em como fazer caso haja necessidade de contato com a Defesa Civil Estadual. Segundo a publicação,  basta enviar  um SMS grátis para o número 40199 e digitar o CEP do município.

Conforme a coordenadora, Gabriela Marquette Cáris, o órgão foi criado em fevereiro de 2020 e o Plano Municipal de Contingência ainda está sendo estruturado. “Estamos em fase de elaboração, mas através do levantamento  que já realizamos, o município não tem nenhum registro de cenário de desastre, inundações, mortes e pessoas desabrigadas”, garantiu.

Comentários

  1. Gostei de saber do projeto de Capetinga. Por mais iniciativas como essa! E que o poder público tb faça a sua parte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passos se torna celeiro de influenciadores digitais

Capetinga vacina mais 65 pessoas contra a Covid-19

Tenda é instalada em Capetinga para vacinação