Prefeitura de Capetinga decreta luto oficial por três dias
CIDADES
Foto: Valéria Faleiros
![]() |
| Alguns serviços da administração municipal foram suspensos na sexta-feira após decreto de luto |
Por Valéria Faleiros
A
Prefeitura de Capetinga decretou luto
oficial de três dias após registro de seis novos óbitos de moradores da cidade pela covid-19 num prazo de
pouco mais de 24 horas, entre eles o óbito de uma servidora municipal da área da educação. O decreto foi assinado pelo vice-prefeito, Júlio César
Pereira, e período de luto começou a contar a partir de sexta-feira, 23.
A população de Capetinga se mostrou estarrecida após a notícia de que mais seis capetinguenses perderam a batalha contra a covid-19 entre quinta e sexta-feira. Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura municipal, a cidade atingiu 817 casos confirmados em todo o período de pandemia, 38 pessoas se encontram positivas para a doença e em isolamento domiciliar, 14 moradores aguardam a testagem, 3 estão internados no Hospital de Cássia, e o mais triste, 32 moradores perderam a vida após contaminação pelo novo coronavírus.
Uma das vítimas é a servidora municipal Ana Maria Naves Garcia Pimenta, 54 anos, professora e ex-diretora na rede municipal de ensino. Ela se encontrava internada em Franca há mais de 20 dias e faleceu na quinta-feira à tarde. Ana deixou marido e dois filhos. Além dela, vieram à óbito em consequência da covid mais cinco pessoas: Joana Darc Duarte de Souza, Clélia Cecilia Silveira, José de Oliveira, Geraldo Ricardo de Souza e José Marcos Duarte.
No decreto, a prefeitura cita que os últimos acontecimentos deixaram a população desolada e que nada mais justo do que o Poder Público de Capetinga render homenagens àqueles que com seu trabalho, exemplo e dedicação contribuíram para o bem-estar da coletividade. Como o prefeito Luiz César Guilherme se encontrava em viagem para Alfenas, quem assinou o documento foi o vice-prefeito, Júlio César Pereira.
A reportagem fez contato com a Secretaria Municipal de Saúde para buscar informações sobre as medidas que o município vem adotando para controle da pandemia, porém até o fechamento desta matéria não obteve retorno.
De acordo com apuração do blog Linhas das Gerais, Capetinga é a cidade da região com população entre 6 a 9 mil habitantes, que apresenta maior número de óbitos e também de pessoas com o vírus ativo em isolamento domiciliar. (Veja os números no quadro)
A análise foi feita com base nos dados divulgados pelas prefeituras através dos boletins epidemiológicos do dia 23 de julho. Em relação aos casos confirmados, Capetinga (817) perde apenas para São João Batista do Glória (1087), porém a população deste segundo município é maior. A cidade também lidera no número de pessoas em isolamento, são 38 capetinguenses em quarentena e com o coronavírus ativo. Em Delfinópolis são 19 pessoas, São Tomás de Aquino (11), Pratápolis (9), São José da Barra (8) e São João Batista do Glória (3).
Os números da pandemia em Capetinga chamam a atenção por seguirem na contramão do cenário que vem sendo apresentado no estado de Minas Gerais. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), Minas apresentou nos últimos 14 dias queda de 11% na taxa de incidência da doença e também nos óbitos.
Sobre as novas variantes do vírus que poderiam estar circulando em Capetinga e na região, e que explicariam a maior letalidade registrada neste momento, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos informou que em Minas Gerais não há nenhuma informação oficial que confirme a circulação de novas cepas do coronavírus.
Imunização
Quanto à imunização da população de Capetinga, de acordo o “Vacinômetro” da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, 3.040 moradores já receberam a 1ª dose da vacina, 1.141 a 2ª dose , e 86 pessoas foram vacinadas com o imunizante de dose única. Desta forma, o município alcançou cobertura vacinal de 56,88% da população adulta (1ªdose) e 22,96% (2ª dose e ou dose única) e se encontra dentro da média do estado.


muito triste !! Capetinga inteira abalada e em luto pelas familias
ResponderExcluirLamentável pelas perdas e preocupante, já que, com a vacinação, a tendência seria a diminuiçào dos casos de covid-19 no município.
ResponderExcluir