Sistema de Saúde entra em colapso na região

Santa Casa de Misericórdia de Passos tem 100% de ocupação na UTI-Covid; são 91 pacientes internados no hospital


Por Valéria Faleiros

    

        O sistema de saúde na região  sudoeste de Minas  Gerais vem dando sinais evidentes de um colapso. O município de  Passos, que é referência em atendimento, apresentou esta semana números assustadores provocados pela pandemia de Covid-19. O cenário  é crítico,  marcado por 100% de ocupação  da UTI-Covid na Santa Casa de Misericórdia de Passos,  Unidade de Pronto Atendimento (UPA) atuando além da  sua capacidade  máxima,  e casos positivos chegando a 200 por dia na cidade.

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal,  Passos atingiu  6.595 casos positivos da doença desde o início da pandemia, sendo deste total, 2946 homens e 3649 mulheres contaminadas. Nas últimas 24 horas,  mais três óbitos foram registrados totalizando 193 vidas perdidas para o novo coronavírus.  O documento informa ainda que 356 pessoas se encontram em recuperação da Covid-19,  e outras 56 estão hospitalizadas.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA),  famílias vivem o drama da espera por uma vaga em UTI para encaminhamento de pacientes. Vereadores que visitaram a UPA  na última quarta-feira constataram que 20 pessoas aguardam vaga para internação em hospital, sendo que sete delas já tinham até mesmo o encaminhamento pronto, porém não há leitos disponíveis.

A falta de leitos é um indicativo do colapso no sistema de saúde pública. Na Santa Casa de Misericórdia de Passos, que é o hospital que atende a população da região, a  UTI- Covid se encontra com 100% de ocupação há exatamente 15 dias. São 50 leitos disponibilizados.  Na ala da enfermaria, que apresenta 45 vagas, a ocupação é de 91%.  De acordo com o último boletim epidemiológico, o hospital apresenta 91 pacientes internados.

Se não bastasse as UTIs dos hospitais da região todas lotadas, o contágio pela covid-19 se mostra também altíssimo e acelerado nesta fase mais crítica da pandemia. Só ontem, Passos notificou 200 novos casos de pessoas positivas para o coronavírus. 

 

Região

Nas outras cidades da região,  o cenário não é muito diferente. Em Capetinga, a Vigilância Epidemiológica informou ontem que três pacientes se encontram hospitalizados por contaminação pela covid-19, e um outro aguarda vaga para internação. O município vem registrando uma média de cinco novos casos positivos por dia. 51 pessoas estão com o vírus ativo cumprindo isolamento domiciliar. Já foram constatados 20 óbitos pela doença.

No Hospital São Vicente de Paulo, em Cássia,  os leitos destinados à covid-19 estão quase todos ocupados. O boletim  epidemiológico de quinta-feira informa que  13  pessoas estão internadas no local sendo: 5 pacientes de Cássia, 1 de Capetinga, 3 de Claraval, 1 de Delfinópolis, 1 de Ibiraci e 2 de outras cidades. Sobre os óbitos, Cássia registrou 29.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passos se torna celeiro de influenciadores digitais

Capetinga vacina mais 65 pessoas contra a Covid-19

Tenda é instalada em Capetinga para vacinação