Atleta ‘dribla’ a pandemia em busca de se tornar um jogador de futebol profissional

 ESPORTE

                                                                                                      Fotos: Divulgação

Matheus Santos Machado, 18 anos, morador de Capetinga-MG,
tem se dedicado inteiramente ao futebol com o objetivo
de se tornar um profissional de destaque



Por Valéria Faleiros

 

Em tempos de pandemia da Covid-19, em que os sonhos em relação ao futuro tendem a querer desaparecer diante de um cenário marcado por milhares de pessoas contaminadas  e por mortes provocadas pelo novo coronavírus, um jovem atleta da pequena cidade de Capetinga -MG nos dá um exemplo de fé, persistência, e de coragem mostrando que mesmo diante das dificuldades do momento atual,  ele não deixou de sonhar e de correr atrás do seu objetivo, que é se tornar um jogador de futebol profissional  de destaque e de jogar em grandes clubes fora do país.

Matheus Santos Machado, de 18 anos, afirma com toda a certeza que existe no seu coração que Deus tem planos incríveis para a sua vida e que não desistirá do seu grande sonho de entrar para o mercado de futebol profissional, se tornando um destaque deste esporte.

O jovem nasceu em Cássia-MG, porém passou toda a sua infância na cidade de Capetinga-MG, onde residem os seus pais, Ezilda Donisete dos Santos Machado e  Osmar Luiz Machado. Assim como todo menino apaixonado por futebol, desde criança pratica o esporte e alimenta o desejo de exercer o futebol como profissão e se manter financeiramente com esta atividade.  

“Sempre fui muito esforçado e dedicado naquilo que queria. Quando era criança, amava jogar futebol na rua. Carlos Rodrigues e Eduardo Campolino, na época treinadores em Capetinga, foram as pessoas que me ajudaram e investiram para que eu saísse da cidade e fosse treinar fora”, contou.

Matheus tinha apenas 15 anos quando decidiu junto com a família deixar a pacata Capetinga para viver em centros maiores com o objetivo de treinar profissionalmente. Passou por diversos clubes nos estados de São Paulo e Minas Gerais, construindo uma trajetória de vitórias em vários campeonatos que disputou.  Como nem tudo é um mar de rosas, teve momentos em que ele não obteve sucesso nos testes. Porém, o garoto faz questão de dizer que tudo serviu como aprendizado e experiência para que trabalhasse em cima dos erros e deficiências que o impediam de alcançar algo maior.



Após finalizar o Ensino Médio, começou a se dedicar inteiramente ao futebol. Atualmente treina para o Centro de Excelência A10/N04, em Uberaba-MG, tendo como professores Robson Romualdo e Neto Masson. Há dois anos ele está na cidade, quando foi pra lá começou jogando pelo Uberaba Sport Club. “Para entrar na equipe do A10/N04 tive a indicação do treinador Carlos Rodrigues, uma pessoa importante em minha vida e que me ajudou a trilhar este caminho”, contou.

Com os anos de dedicação ao esporte, Matheus percebeu uma grande evolução técnica, e associa o seu desenvolvimento ao trabalho realizado pelos treinadores que também se tornaram grandes amigos, pessoas fundamentais para o amadurecimento profissional do jovem.

“Através deles, eu pude melhorar o meu futebol com treinamentos e orientações. Gil Paiva também é uma pessoa que me ajudou e me ajuda muito nesta parte, mesmo não estando comigo no dia a dia aqui em Uberaba. Também não posso deixar de citar o apoio dado pela empresa Elbsports”, completou.

 

Pandemia

 

Na pandemia da Covid-19, Matheus teve que ser ainda mais persistente e disciplinado com os seus treinamentos. “A pandemia teve um impacto muito negativo, pois atrasou muitas coisas, campeonatos que eu iria disputar, projetos que os treinadores tinham pra mim, porém nunca parei de treinar, sempre mantendo o foco e seguindo conforme o possível”, afirmou Matheus que por influência do pai tem o Flamengo como o seu time do coração.

Ele treina de segunda à sábado, dois períodos por dia, e nos dias de descanso gosta de ficar em casa vendo filmes e também de ir ao shopping, praça, sorveteria.

Matheus é centroavante/atacante e seu ídolo é Cristiano Ronaldo, jogador da Juventus da Itália. Da parte financeira, ele comenta que recebe ajuda de custo, mas ainda não é o suficiente para conseguir se manter sozinho. Contudo, sonha um dia retribuir todo o apoio que a família e amigos têm dado para que ele investisse nesta carreira.

O atacante reconhece que o desafio não é fácil, que o mercado futebolístico no Brasil é muito competitivo, mas para esse jovem destemido, o país  verde e amarelo é abençoado com jogadores muito talentosos. “Futebol é um dom do nosso país”, garantiu.



Com essa mentalidade e fé ele segue firme, treinando e acreditando no seu potencial. A mãe Ezilda, uma das maiores fãs, não só apoia como incentiva o filho a seguir em frente. Junto com o pai Osmar ela forma a base que Matheus precisa para continuar treinando e mostrando o seu futebol em todas as oportunidades que encontra pelo Brasil afora.

Comentários

  1. Eu como mãe, tenho colocado este sonho nós sonhos de Deus.Acredito no seu potencial,na sua dedicação e no seu dom
    Eu,qto toda família estamos unidos contigo
    Vc vai vencer ,
    A vitória virá

    ResponderExcluir
  2. Que legal !! Que Deus abencoe e que ele seja o novo craque no futebol.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz de garra. MUITO BEM. Vai conseguir o que tanto quer.

    ResponderExcluir
  4. Vai sair um grande jogador da nossa cidade .Que orgulho.Deus abençoe

    ResponderExcluir
  5. Vc merece Mateus conheço suas lutas... Vc vai ser muito vitorioso e quem sabe um dia vc vai defender o mengão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passos se torna celeiro de influenciadores digitais

Capetinga vacina mais 65 pessoas contra a Covid-19

Tenda é instalada em Capetinga para vacinação