Vacinação contra Influenza é interrompida em Passos

Por Valéria Faleiros



   A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) em Passos foi interrompida após apenas quatro dias de imunização. As doses disponibilizadas ao município acabaram e várias pessoas que  procuraram os postos de vacinação esta semana tiveram que voltar para casa sem o atendimento. 


    Na entrada do posto do CSU,  um cartaz informava a falta da vacina e a previsão de chegada para terça-feira, 20 de abril, o que não aconteceu. De acordo com as vacinadoras, as doses acabaram  na sexta-feira (16/04) em todos os postos de vacinação da cidade. O município teria recebido uma quantidade muito pequena de vacinas, insuficiente para uma avançada forte da campanha. 

   Ontem à tarde, a reportagem fez contato com o departamento de Epidemiologia Municipal,  porém o setor ainda não se manifestou a respeito. 

      Já por parte da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, o órgão informou que recebeu da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)  para a etapa inicial da campanha um total de 13.600 doses para distribuição aos 27 municípios da jurisdição. Só para Passos foram liberadas 3.340 doses. A SRS esclareceu ainda que uma segunda remessa de vacinas está a caminho e deverá ser distribuída aos municípios até a próxima sexta-feira.

 

79,7 milhões


    A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início em  12 de abril e deve prosseguir até o dia 9 de julho. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 79,7 milhões de pessoas contra a gripe através do imunizante influenza trivalente produzido pelo Instituto Butantan. 

    A vacinação será dividida em três etapas. Na primeira etapa, o público-alvo atendido é o de crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas e trabalhadores de saúde. Na  segunda etapa, que ocorrerá a partir do dia 5 de maio, serão vacinados  idosos com 60 anos ou mais e professores do ensino básico e superior. 

    Já na terceira etapa,  a partir do dia 9 de junho, a vacinação atenderá pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Comentários

  1. Bom dia. É a vergonhosa administração da Saúde, que começa no Ministério, passa pela Secretaria de Estado, e chega aos municípios.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passos se torna celeiro de influenciadores digitais

Capetinga vacina mais 65 pessoas contra a Covid-19

Tenda é instalada em Capetinga para vacinação